O ateliê de Marcos Cordeiro

A retrospectiva vem se mostrando um dos formatos de exposição mais utilizado pelos museus e galerias nos últimos anos, possibilitando que visitantes mais jovens entrem em contato direto com obras de artistas com longas carreiras, prestando uma devida homenagem ao seu valor simbólico. Seguindo essa tendência, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco passa a abrigar em seu salão principal, não apenas uma exposição de Marcos Cordeiro, em comemoração aos quarenta anos de influência na cultura do Estado, mas uma espécie de instalação que emula o ambiente do ateliê do artista, reproduzindo toda atmosfera de criação e inspiração dele. São cerca de trinta pinturas e trinta gravuras, além de parte de sua coleção de peças antigas e de postais, assim como móveis e cavaletes que traduzem um pouco a trajetória de Cordeiro como pintor, escritor, historiador, teatrólogo, poeta e colecionador. A abertura acontece hoje, às 19h.

Os trabalhos de Marcos Cordeiro possuem um caráter multimídia, dialogando com inúmeras maneiras do fazer artístico, posição que se aproxima da proposta do blog “vademécum poético” que ele vem mantendo sobre História das Artes (http://www.marcoscor deiro-poeta.blogspot.com/), no qual usa de postagens para refletir sobre períodos, estéticas e temas específicos de criação, além de publicizar inúmeras imagens raras. O multiartista ainda fará apresentação de sua obra poética recitada por atores e atrizes de teatro, tornando o evento numa espécie de sarau, onde a diversidade de poéticas serão colocadas em permanente interação. Diferente e amplo em sua visão estética, crítico, observador das prioridades da arte, do seu cotidiano e dos valores ideológicos da sociedade, Marcos Cordeiro mostrará suas diversas facetas através de suas tendências figurativas na pintura e nos textos.

Na Galeria Tereza Costa Rêgo, por sua vez, acontecerá a Mostra de Fotografias dos alunos do SENAC, uma proposta com direcionamento cidadão que contará com 30 peças. A solenidade marcará a entrega dos prêmios aos primeiros colocados do concurso que teve como tema “Olhares para a Natureza”. O primeiro colocado ganhará uma viagem ao Sesc Pantanal com acompanhante, o segundo ganhará um iPad 2ª geração e o terceiro, uma TV LG LED de 32”.

Serviço
Ateliê Plástico e Literário de Marcos Cordeiro
Mostra de Fotografia e Premiação dos Alunos do Senac
Hoje, às 19h
Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Rua 13 de Maio, 175, Olinda.

Fonte: Folha de Pe Digital

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento