Galpão das Artes e Cabras de Lampião são contemplados com o Prêmio Pontos de Memória 2011

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) publicou no Diário Oficial da União de 14 de dezembro, os resultados finais de dois concursos do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011. O Prêmio Pontos de Memória irá para 45 iniciativas nas categorias Pontos de Memória no Brasil, distribuídas entre 12 estados e Distrito Federal, e Pontos de Memória no Exterior, com projetos da Espanha, Uruguai e Bélgica.

O prêmio busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade.

Dentre os contemplados, figuram o Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro, Agreste Setentrional) e a Fundação Cultural Cabras de Lampião (Serra Talhada, Sertão do Pajeú), ambos filiados à Artepe.

O que são pontos de memória ?

Os Pontos de Memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social.

Em estágio pleno de desenvolvimento, os Pontos de Memória são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento