A Associação Cultural de Sertânia (ACORDES) realiza a “Missa da Poesia de Sertânia” no próximo domingo(20)

A Associação Cultural de Sertânia (ACORDES) realiza no próximo dia 20/05/2012, a “Missa da Poesia de Sertânia”, na Igreja Imaculada Conceição, à partir das 18:30 Hs. Durante a missa teremos uma homenagem especial ao centenário de Luiz Gonzaga, que nas palavras de Dedé Monteiro:
 
“Ninguém esquece sua voz de ouro,
Chapéu de couro (seu maior troféu).
A “Asa Branca” se tingiu de luto
E o rei matuto foi tocar no céu.”
 
A missa contará com a presença do padre Luizinho (de Ingazeira-PE) que é também músico, poeta e presidirá a celebração religiosa/poético/musical e Pe. Pedro (concelebrante), também estará presente o poeta Dedé Monteiro e todo o grosso da poesia sertaniense: Josessandro Andrade, Antônio Amaral, Luiz Pinheiro, Gato novo, João Lúcio, Tôco, Chico Arruda, Zenilton, poetas da SAPECAS, ACORDES e muito mais gente. Do altar (de onde o padre Luizinho comandou a emoção), ninguém vai gostar mais do que vai ver do que o próprio filho de Januário, pois, ali, a autêntica identidade sertaneja vai ser exaltada todas as honras. A música de Gonzaga distingue-se por expressar uma situação particular na literatura brasileira: apropriar-se de uma memória coletiva e construir uma identidade sertaneja. Partindo de tal matéria, Gonzaga gerou e legou os elementos de uma cultura nordestina vivida por dentro, impedindo-os que caíssem no esquecimento. Além disso, sua música destaca-se como um grito de alerta que convida os excluídos à luta e ao envolvimento social e político. Comporta, assim, o poder de resgatar o passado, encorajando o seu ouvinte a pensar no futuro.
 
Partindo dessa perspectiva, a ACORDES realiza no próximo dia 20/05/12 a Missa da poesia, lembrando ao centenário da expressão máxima da cultura sertaneja, Luíz Gonzaga, e das expressões da cultura moxotesca como Ulysses Lins, Waldemar Cordeiro, Alcides Lopes, Francisquino e Demétrio Dias, Walmar, Prof. Dr. Fernando Patriota, entre muitos outros.

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento