Totem convida - Debate temático Rituais de iniciação

A Performance do humano: da pedra ao caos
Debate temático Rituais de Iniciação

O grupo Totem dando continuidade à pesquisa A performance do Humano: da pedra ao caos, que nesta terceira etapa foca em rituais de casamento e iniciação, teve seu primeiro momento no início do mês de agosto, com foco nos rituais de casamento com a exibição do filme "A Noiva Síria", seguido de um debate com Vitória Amaral e o público presente mediado por Carol Cosentino.

Continuando a 3ª etapa da pesquisa, o foco volta-se para os rituais de iniciação, o grupo realiza novo evento, agora em cima dos rituais de iniciação. Será um debate com o poeta, mestre em filosofia, doutor em educação, professor da UNILAB, Ivan Maia de Mello, e a mestra e doutora em artes visuais, professora de artes plásticas da UFPE Renata Wilner, com mediação de Fred Nascimento, do Totem. O debate abordará a arte contemporânea e os rituais envolvidos nesta, trazendo visões antropológicas e filosóficas dos rituais de iniciação.

Ivan Maia abordará a concepção do corpoema em experiência prática vivenciada no Bacharelado Interdisciplinar de Artes da UFBA quando dirigiu a performance Ritual Antropofágico, baseada em Antonin Artaud, Oswald de Andrade e Nietzsche. Já Renata Wilner partirá da sala pesquisa de dissertação de mestrado, que lança um olhar antropológico sobre a obra do artista visual Cildo Meireles, vinculando a arte contemporânea a rituais, a partir de autores como Victor Turner e Arnold Van Gennep.

Vale destacar que o Totem tem sua base teatral em Antonin Artaud, e filosóficas em Nietzsche e Oswald de Andrade, além do que, sua atual pesquisa de rituais arcaicos em consonância com rituais contemporâneos, tem justamente Turner e Van Gennep, fazem parte dos autores estudados nas pesquisas sobre rituais.

GRUPO TOTEM
Projeto de pesquisa A Performance do Humano: da pedra ao caos
Debate: Rituais de Iniciação
Dia 28 de agosto
Debatedores: Ivan Maia(UNILAB)  e Renata Wilner (UFPE)
Local: Teatro Arraial, 457 – Boa Vista - Recife
19:00 - entrada franca


Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento