"Tributo ao Sr. Ulysses Lins".

 Foi brilhante a ideia do lançamento da reedição da trilogia dos livros escritos pelo Dr. Ulysses Lins, é também de suma importância para todos nós do moxotó e toda região, especialmente para Sertânia, pelo fato de nos mostrar os primórdios da tão importante história do nosso município, com acontecimentos de outrora que nos remete à um período do tempo que passou, porém, nos deixando como herança, grandes conhecimentos, seja na área sócio cultural, política e econômica do município. 
           Foi fundamental a vinda deste povo para nossa região, explorando assim as ribeiras do nosso moxotó bravo, oferecendo ainda oportunidades comerciais muito provedoras, de grande expansão, durante muito tempo.  E, esta trilogia nos dar a oportunidade de conhecer  cada vez mais a história de um povo que nos deixou um legado que devemos por obrigação, repassa-lo de geração para geração, pois, a história passada de um povo, de um município, jamais, poderá ser esquecida, e, devemos aproveitar quando temos a oportunidade de estarmos frente a frente com pessoas daquela época, como as sábias celebridades que compuseram aquela mesa agora, dia 11/08/12, lá no Mandacaru Clube, das quais, destaco com muita honra e com todo respeito, a ilustríssima, jovem senhora, escritora, Dona Therezinha Lins de Albuquerque, que na sua simplicidade nos presenteou de conhecimentos, de grandes ensinamentos herdados de um tempo em que não se tinha as oportunidades do hoje, e com um esmero senso de sabedoria sem igual, nos relatou fatos com riquezas de detalhes daquele tempo que, nos impressionaram, deixando em todos uma satisfação imensa diante de relatos tão valorosos relacionados a nossa história.
           E, como foi também, tão expressivo esta senhora com seus (86), anos, fazendo referência à pessoa do Dr. Ulysses Lins, (in memoriam), o tratando de papai, de meu pai, numa total demonstração de quanto respeito tinha por ele, de quanto era sua alegria por ter absolvido seus ensinamentos, por ter ainda se comprometido em levar adiante o legado de um pai, de uma herança que jamais, deverá ser esquecida, de uma história sertaneja que deveria por obrigação estar incutida, fazendo parte do curriculum educacional das escolas municipais e estaduais da nossa região, através desta trilogia que ora nos foi apresentada.
            Trata-se de fato, de um material que inclui imensa cultura regional, muitas histórias interessantes que nossos pais e tios mais velhos, nos contavam, sendo neste, utilizada uma literatura vasta em conhecimentos e até muito cômica em algumas passagens, que de certa forma, salutar, seria para aquela época, e por que não dizer para a nossa também, pois, é uma oportunidade sem igual que teremos para vivenciar nosso passado, a riqueza dos nossos valores, o brio e a coragem de um povo ordeiro, onde o respeito ainda era dito como palavra de ordem.
             E, para finalizar este artigo, expresso minha opinião, meu pensamento, dizendo o seguinte:   "Uma história quando é valiosa, deve ser moída e remoída para que todos, aprendam a essência de seu valor".
             Em agradecimento a essa ilustre família, Lins de Albuquerque, que tanto contribuiu para esta história, faço uma homenagem a todos, através deste acróstico.

Um acadêmico.
Literário e poético.
Inteligente e intelectual.
Soberano.
Sertanejo.
Escritor.
Sertaniense.

                                     Lucilio Rufino de Siqueira.

                                     Sertaniense, com muita honra!!!

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento