Prezados colegas. Neste dia pensei em uma homenagem para vocês e percebi que não haveria espaço suficiente para colocar tudo que mereces. Diante dessa constatação resolvi sintetizar tudo no texto abaixo:

Imagem inline 1

Prezadas e prezados professores. Hoje é o dia consagrado a nós, professores. Como entendo ser todos os dias do ano dos professores, este, talvez o único em que boa parte da categoria não trabalhe, convido-os a  algumas reflexões.

São tantas as situações desafiadoras pelas quais temos passado ao longo da história que opto agora por evitar lamentos e falar do futuro com base no pensamento de um grande educador brasileiro (Rubem Alves) trazendo do seu livro A ALEGRIA DE ENSINAR alguns recortes para o nosso deleite. Logo no primeiro capítulo intitulado Ensinar a alegria o eminente filósofo afirma que “Muito se tem falado do sofrimento dos professores”. E ele mesmo responde afirmando: “Eu, que ando sempre na direção oposta, e acredito que a verdade se encontra no avesso das coisas, quero falar sobre o contrário: a alegria de ser professor, pois o sofrimento de se ser um professor é semelhante ao sofrimento das dores de parto: a mãe o aceita e logo dele se esquece, pela alegria de dar à luz um filho”.

Como exemplo do que vivenciava o grande pensador também ando na “contramão” de muitos, pois, não obstante compreender que existem razões de sobra para tanto, existem razões também para o pensar positivo. E, por considerar que somos a matéria prima que possibilita a construção de uma sociedade desenvolvida tanto do ponto de vista intelectual quanto social (sendo a educação o vetor desse processo) dirijo-me a você professora e a você professor do PNAIC e da rede municipal de Inajá-PE para apresentar-lhes os meus sinceros PARABÉNS E AGRADECIMENTOS pelos momentos árduos, mas felizes que juntos passamos nessa santa jornada formando as consciências que assumirão num futuro bem próximo as diretrizes de diferentes postos na vida social.

Retomando o pensamento de Rubem Alves partilho com vocês o sentimento de que:

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento