CAFÉ CONTRA O CÂNCER

As associações entre o café e a prevenção do câncer estão cada vez mais próximas. Apesar de os especialistas ainda não terem chegado a uma conclusão com relação as quantidades de cafeína a serem consumidas por dia para alcançar esse efeito, já existem fortes evidências que o grão é um aliado na hora de proteger o organismo contra essa doença.
Quem afirmou isso foi a World Cancer Research Fund, que recentemente publicou mais um estudo sobre o tema. Uma das novidades é a informação de que o café quente pode prevenir o câncer de fígado – problema muitas vezes associado ao alcoolismo. Cada xícara por dia pode reduzir em 14% as chances do surgimento da doença.
O mesmo grupo publicou uma pesquisa em 2013 indicando que o grão também pode ser um aliado contra o câncer no útero. Outro dado recente é da American Cancer Society, afirmando que quatro xícaras de café por dia podem diminuir a mortalidade dos casos de câncer de boca.
Mesmo assim, os especialistas são cautelosos nas conclusões dos artigos. No caso da prevenção contra o câncer de fígado, lembram que o café não ameniza os efeitos do alcoolismo – apenas três drinks por dia são suficientes para se tornar um possível portador da doença.
Enquanto os pesquisadores ainda não descobrem as quantidades exatas de cafeína que podem ajudar a prevenir o câncer, uma das sugestões deles é consumir a bebida sem açúcar, com leite desnatado ou semidesnatado.
Estamos esperançosos e curiosos pelos avanços da medicina em relação aos benefícios do café! Afinal, todos os motivos para tomar uma xícara quentinha são bem vindos.
Por: Marina Oliveira

Comentários

 
Copyright ©2018 GArganTA MAGAlhães Todos os Direitos reservados | Designed by Robson Nascimento